Pesquisar

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CASINHA DE BONECA OU ESCOLINHA???

A Escola Municipal Riachuelo de Vila Planalto, mais uma vez assumiu o compromisso de fazer o resgate Histórico Cultural da sua comunidade. Como podemos observar, tornou-se característico neste estabelecimento de ensino, o resgate da história local. Desta vez, após sugestão de professores da Escola, a proposta foi de criar um espaço em que as crianças pudessem desenvolver atividades lúdicas através do faz-de-conta. Eis então que surgiu a idéia de construir uma “Casinha de Bonecas”.

Muitos devem estar se perguntando o que tem a ver “Casinha de Bonecas” com o resgate histórico da localidade. A “Casinha de Bonecas” está sendo construída com madeiras brutas, conforme foi feita a primeira Escola da Vila Planalto. Na verdade seu modelo contempla uma réplica da primeira escola, porém com medidas reduzidas. Medindo 5m x3m e 2,7m de altura, suas características foram mantidas como a da original, inclusive com dois pavimentos.

A Escola acredita que a conduta lúdica possibilita à criança atividades psicológicas de grande complexidade. Neste contexto o incentivo às brincadeiras é um propósito dos professores na intenção de promover o crescimento cognitivo, afetivo social e de relação pessoal, formando sujeitos em condições de aprender a “elaborar/resolver situações e vivências do seu dia-a-dia”.

A identidade cultural faz parte da formação dos indivíduos no processo evolutivo de suas vidas. O resgate da história está inserido neste contexto. A Escola é mediadora e dá corpo e estrutura ao seguimento. Estamos comprometidos com o ensinamento global dos educandos na intenção de zelar pela qualidade do ensino. Não podemos deixar de mostrar para nossos jovens e crianças o que pessoas antes de nós fizeram para nós e assim sermos hoje quem somos.

A nossa cultura não mudou em relação aos anos anteriores. A evolução é uma constante e assim nossa cultura. O resgate da nossa história é imprescindível em nosso presente e a valorização de nossos antecessores é garantia de um futuro promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário