Pesquisar

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vem aí a 3ª Feira Escolar do Livro!!!

O desenho escolhido para a feira foi o da aluna Maria Cristina Knebel do 5º ano





E a frase escolhida foi a da aluna Silvana Schneider da 8ª Série:

Sempre devemos ler, porque a leitura nos ensina muitos valores. E também com a leitura cada vez mais nos tornamos pessoas sábias. Silvana Schneider ( 8ª série)




PROGRAMAÇÃO

Dia 14/06 - Quinta-feira

Manhã:

8:30 h – Abertura da Feira

9:30 h – Apresentação das Fábulas :

‘‘A assembleia dos Ratos’’ - 2º ano

‘‘A lição da borboleta’’ – 3º ano

‘‘O ratinho do campo e o ratinho da cidade’’ – 4º ano

‘‘ A lebre e a tartaruga’’ – 5º ano

Apresentação teatral da lenda urbana : ‘‘ A loira do banheiro’’-

7ª série

10:30 h – Visitação da feira

-- Atividades Recreativas (arvorismo) / Hora da Fábula

Tarde:

14:00 h – Apresentações das Fábulas:

‘‘A cigarra e as formigas’’ - Ed. Infantil

‘‘A galinha dos ovos de ouro’’ – 1º ano

‘‘O leão e o rato’’ – 6º ano

‘‘ A corrida dos sapos’’ – 7º ano

Apresentação teatral da lenda urbana: ‘‘A loira do banheiro’’-

7ª série

15:00 h – Conversa com o autor da lenda urbana ‘‘A loira do banheiro’’, Dieison Groff

16:00 h – Visitação da Feira

Dia 15/06 - Sexta-feira

Manhã:

8:30 h – Apresentação das Fábulas:

‘‘A assembleia dos Ratos’’ - 2º ano

‘‘A lição da borboleta’’ – 3º ano

‘‘O ratinho do campo e o ratinho da cidade’’ – 4º ano

‘‘ A lebre e a tartaruga’’ – 5º ano

Apresentação teatral da lenda urbana : ‘‘ A loira do banheiro’’-

7ª série

9:30 h – Palestra com Genair Vicentini, com o tema ‘‘Resgate histórico do município’’ para as turmas do 3º, 4º e 5º ano.

9:30 h – Hora da Fábula

10:30 – Visitação da Feira

Atividades Recreativas (arvorismo)

_________________________________________________________

Tarde:

14:00 h – Apresentações das Fábulas.

‘‘O leão e o rato’’ – 6º ano

‘‘ A corrida dos sapos’’ – 7º ano

Apresentação teatral da lenda urbana: ‘‘A loira do banheiro’’-

7ª série

15:00 h – Hora da Fábula

16:30 h – Visitação da Feira

-- Atividades Recreativas (arvorismo)









Alunos confeccionam livro sobre a escola






Os alunos do 3º ano da escola municipal Riachuelo de Vila Planalto confeccionaram um livro sobre a história da escola. Coordenados pela professora Marlene Vettorello os alunos pesquisaram sobre a história da escola,nomes que a escola já teve até se chamar Riachuelo ,a origem do atual nome, a localização,alunos ,professores,equipe diretiva ,coordenação e ano de fundação.
O livro foi socializado com as demais turmas da escola no dia 18 de abril dando culminância com o dia do livro.Todos puderam observar a escola ilustrada de diferentes maneiras ,pois cada aluno a descreveu de sua forma.Essa atividade teve como objetivo principal o incentivo a leitura e o resgate histórico da história da escola Riachuelo.


COMEMORAÇÃO DE PÁSCOA NA ESCOLA









ALUNOS DA EMEF RIACHUELO PARTICIPAM DO PROERD





Os alunos do 5º ano da EMEF Riachuelo estão participando do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).Este programa está sendo desenvolvido pelo Tenente Paulo André Kals e acompanhado pelo professora regente ,coordenação pedagógica e direção da escola.

O PROERD consiste em uma ação conjunta entre Polícia militar e escolas no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e violência contra estudantes,fortalecendo a cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

As atividades acontecerão às terças-feiras e ao final de dez encontros ,estes educandos estarão unidos a outros milhões de estudantes PROERD em todo o mundo ,que optaram por uma vida saudável ,uma vez que o programa é a versão brasileira do programa norte-americano ‘’Drug Abuse Resistence Education – DARE’’,surgido em 1983.No Brasil o programa foi implantado em 1992.

Agradecemos esta iniciativa da Brigada Militar e a participação de um representante do Comad Municipal.Quando unimos forças atingimos nossos objetivos em prol de uma melhor qualidade de vida e uma sociedade mais humana.



INTEGRAÇÃO COM A ESCOLA LA SALLE












ESCOLA MUNICIPAL RIACHUELO COM NOVA GRADE CURRICULAR


As mudanças na Rede Municipal de Ensino são visíveis. Nos últimos anos podemos observar o empenho das autoridades gestoras na administração da Educação em nosso Município. Não que em outras ocasiões não teria tido a devida preocupação, no entanto a educação como um todo vem tendo suas devidas preocupações em vários setores do seguimento, não só a nível municipal, mas também em nível nacional.

Não queremos nos deter em discutir os problemas da educação na sua totalidade. Acreditamos sim que um país que se diz ser capaz de sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas é capaz também de revolucionar com a educação.

A valorização do quadro de professores e o aumento das horas de planejamento são mudanças que nortearam um novo rumo na qualidade de ensino em nosso município. Em função do cumprimento da lei do piso e pensando na qualidade de ensino, a Escola Riachuelo começa o ano letivo de 2012 com nova grade curricular, aumentando assim de 800 horas aula para 960 horas aula em 200 dias letivos. Em função das modificações, a nova grade das séries finais teve a inclusão de mais duas disciplinas - Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Tecnologia em Informação (Informática). Para possibilitar a implantação e fechar com o novo número de horas, foi necessário o aumento de mais uma aula de matemática e a diminuição de uma aula de Educação Artística e de Língua Estrangeira – Espanhol. Assim, os alunos das séries finais passam a ter duas novas disciplinas, totalizando 12 matérias.

As aulas de Técnicas Agrícolas e de Tecnologia da Informação estão sendo ministradas em turno inverso nas quartas feiras de manhã. Dois períodos de cada disciplina. A Escola, através da distribuição da merenda escolar, oferece almoço para todos, o que facilita à permanência para o turno seguinte de estudos.

Sabemos que paises de 1º Mundo possuem sistemas de ensino em turno integral. O nosso país caminha a passos estreitos no que se diz respeito a uma qualidade de ensino digna de primeiro mundo. Segundo estudos, até 2014 devemos ser a 5ª economia do mundo e assim temos que fazer jus a esta posição econômica mundial. Não devemos esquecer que um dos principais fatores para este crescimento é o investimento na educação. Vila Planalto dá os primeiros passo para que o turno integral se concretize. A Educação Municipal mostra sua preocupação com o fomento da Escola Riachuelo. Não distante poderemos entender que intenções como estas devem ser valorizadas e acreditadas, uma vez que está claro o comprometimento com a educação de nossos filhos.

Um comentário:

  1. Muito criativo o desenho da Maria Cristina, essa minha irmã só me da orgulho!

    ResponderExcluir