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sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A Importância do Intercâmbio Cultural na Educação


 

Não é preciso ressaltar nesta pequena reflexão o crescente número de pesquisas, teses, teorias ou metodologias que trazem para o cotidiano a preocupação com a melhoria da educação. O obvio é que a qualidade da mesma, a aprendizagem vai depender muito de cada indivíduo, da sua turma, do conteúdo, do professor ou da metodologia usada. Porém o que se pretende trazer a tona aqui é uma prática vivida na ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIACHUELO, que recebeu a visita de quatro angolanos  que estão no Brasil  como estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na cidade de Santo Augusto.

A convite da Direção da Escola e da Secretaria Municipal de Educação os mesmos estiveram em uma atividade de conversação comestudantes do Ensino Fundamental  desta escola no dia 19 de novembro (quarta-feira). Como professor de Geografia poderia citar inúmeros exemplos de ineficácia e de eficácia dos conteúdos trabalhados no dia a dia, mas neste caso trago a tona a grande eficácia da conversação com os angolanos para o aprendizado dos alunos. Na conversação vieram a tona temas relativos ao país de Angola como educação, economia, política, uso da água, reservas naturais, fauna, conflitos civis, religião, cultura, culinária, entre outros e  foi notória a participação, o grande número de perguntas e curiosidades dos estudantes que, no meu ponto de vista, deu-se pelo fato dos mesmos terem diante de si “nativos” daquele país. É importante ressaltar também que inclusive alunos que não tem o hábito de participar das discussões ou fazer perguntas em sala de aula estiveram entre os mais curiosos e destacaram-se na participação da conversação. O olhar dos estudantes, os tipos de perguntas que ali surgiram, a participação dos mesmos em uma dança típica daquele país mostraram, acima de tudo, a importância de cada vez mais oportunizar aos mesmos praticas e experiências que inovem/renovem a educação em nossas escolas.              



Por: Professor Evanir Quanz Kraemer