Pesquisar

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Viagem de estudos da Escola Riachuelo a Usina Itaipu e Cataratas do Iguaçu.
















Comemoração do dia das Crianças

A Escola Riachuelo comemorou o dia das crianças proporcionando muita diversão aos alunos, que puderam se divertir com vários brinquedos.



















Abaixo confiram na íntegra o vídeo do desfile da escola.


                                                                                                                                                                                                   A identidade da  comunidade de Vila Planalto e região é marcada pela presença dos colonizadores  que chegam a nossa região a partir de 1930. Com muita dificuldade começam a trabalhar a terra ,construir suas casas, suas igrejas, escolas, comércio, sociedade.                                                                         Ainda hoje é possível identificar hábitos e costumes trazidos pelos primeiro colonizadores a nossa região. Com o propósito de  homenagear e valorizar os esforços desses colonizadores em construir uma comunidade próspera, produtora de grande parte das riquezas de nosso município a comunidade de Vila Planalto resgata um pouco de inúmeras histórias construídas a cada dia por famílias unidas,  vizinhos solidários um  povo com vontade de criar uma comunidade harmoniosa, regada pela alegria  e felicidade.

A busca por um pedaço de terra fértil, melhores condições de vida, motiva a vinda dos primeiros colonizadores  até a Comunidade de Vila Planalto e demais comunidades visinhas. Vinha de cidades visinhas ou de municípios mais distantes de ônibus até a cidade, dali partiam de carro de boi até o lote de terra adquirido.  Traziam consigo roupas, alguns objetos de cozinha, mas muitos sonhos e vontade de vencer com trabalho honesto.

Sua chegada nem sempre era com luxo e conforto. O meio de transporte rápido e seguro muitas vezes foi o cavalo e a carroça, que carregava uma família esperançada por um pedaço de terra fértil para produzir alimento necessário para sua sobrevivência.


 Brincadeira de criança como é bom..................  os brinquedos tão raros facilitava com que a fantasia permitisse imaginar e construir carretas fortes o suficiente para correr o mundo, ou pelo  menos aguentar uma tarde de domingo de muitas viagens moro acima e moro abaixo, com inúmeros passageiros e várias paradas para talvez uma rodada de bola de gude ou o encontro surpreso com algum passarinho

Chegando ao seu lote de terra, era necessário abrir uma clareira para poder construir uma casa para poder abrigar a família para se proteger dos possíveis ataques de animais selvagem, da chuva, enfim construir o primeiro lar. As majestosas árvores eram transformadas em  tábuas tão uteis na construção de casas e galpões.
A Alegria da primeira casa, feita  com a madeira local e ajuda solidária dos vizinhos , juntava tabuinha com tabuinha até se transformar em um lar simples mas aconchegante.

 Com o passar do tempo começam a surgir os primeiros espaços produtivos, as pequenas propriedades rurais produzindo milho, criando seus animais domésticos para o consumo próprio. Seus maquinários manuais facilitavam a produção dos mesmos como as plantadeiras manuais, as trilhadeiras que facilitavam as colheitas. 

O meio de transporte carro de boi , tão utilizado para transportar as riquezas produzidas com esforço e dedicação também foi tantas vezes usado para levar a família para passeio, para a reza do terço em domingos de manhã na igreja, para as festas na comunidade.

 E o tempo passa com ele as crianças tão ativas outrora, que entre uma brincadeira, estudo e trabalho crescem e com eles formam-se novas famílias com festas animadas, casamentos animados, onde reunia toda a família e muitos vizinhos que colaboravam constantemente nos  preparativos para que a festa fosse de sucesso. Um casamento trazia consigo a esperança de que a vida continuava pois logo viriam os filhos e a produção de riquezas..

Cultura alemã e italiana: A formação ética de Vila Planalto é resultado da união de várias culturas, entre elas a cultura alemã e italiana.  Suas presenças são sentidas fortemente na religiosidade e na educação pois priorizaram a construção de escolas e Igrejas.Seus legados deixados são as comidas típicas como cuca,salame, wafle,polenta jogo de bolão, bocha, cartas massas, bolacha, educação e religiosidade.

Salão de Molas:  Construído no final da década de 1950 o salão de molas passa a ser mais uma  opções de lazer oferecido a comunidade de Vila Planalto e região.  Seus donos, Baldoíno Dorr, Oto Schmitz , Darci e esposa Iloni  Sehen, sempre se empenharam para proporcionar bailes e reuniões dançantes animados lembram com carinho dos bailes onde a animação era feita pelo grupo musical Deming  e tantos outros conjuntos que alegravam a todos.

 Sociedade de Damas de Bolãozinho de mesa Vida Azul. Inicia suas atividades em 26 de junho1952, com o objetivo de reunir , sempre no segundo domingo de cada mês,as mulheres  da comunidade de Vila Planalto para o jogo do bolãozinho e rodas de conversa e jogo de cartão e diversão.Em seu auge reuniu mais de 100 mulheres. Seu 1º uniforme foi um vestido azul sendo mais tarde substituído por saia preta e blusa azul. Sempre participante de bailes e eventos da região.  Atualmente conta com 34 sócias que se reúnem para conversar e se divertir.
Sociedade  de Damas de bolãozinho de mesa 3 de Março: Fundada em 1956 com 31 sócias, tinha o objetivo de reunir as mulheres da comunidade de Vila Planalto sempre no primeiro domingo de cada mês, no salão de Aguinelo Welte, sendo a presidente fundadora Senhora Cecília Fumagali, Tesoureira Romália Welter e Secretária Noeli Fagundes. A sociedade encerra suas atividades  em 1996.
Sociedade São Jorge:  Um grupo de senhores passa começa a se reunir em domingos a tarde para conversar e a prática do tiro ao alvo, recebendo o nome de  Sociedade  Esportiva Recreativa Planalto,  na década de 1950. A partir de 1958, passou a ser chamada de Sociedade São Jorge. Desenvolveu-se atividades de tiro ao alvo, bolão e atualmente o bolãozinho de mesa.
Hoje vila Planalto é uma comunidade próspera e inserida num município desenvolvido, destacando-se na produção de fumo, suinocultura, cultivo de milho, e o pleno desenvolvimento da agricultura familiar.
Destaca-se  a produção de hortigrangeiros com a produção de verduras legumes, empregando trabalhadores rurais renovando o trabalho no campo com o uso de técnicas modernas.

Destacam-se também a produção de fumo,milho,e demais  atividades agrícolas. Hoje em pleno século XXI  destacam-se o uso de implementos modernizados, com tecnologias avançada. Nosso agricultor está constantemente se aperfeiçoando e acompanhando o desenvolvimento e a modernização do desenvolvimento da agricultura.

DA FILOSOFIA DA ESCOLA
A escola busca a formação de um sujeito crítico, participativo e comprometido com a comunidade.















quarta-feira, 19 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012



Confira algumas fotos dos preparativos para o desfile da escola.


















Vem aí mais uma edição do desfile do Colono e Motorista. Este ano a Escola irá novamente representar a localidade de Vila Planalto, promovendo um resgate histórico e cultural.Logo abaixo um breve vídeo de como foi o desfile no ano de 2010, quando a escola obteve o 1º lugar .




Apresentação de leitura coletiva de texto.Professora Dinara.












Atividades de Técnicas Agrícolas




















Apresentação dos alunos de''O Mágico de OZ'' para a Feira Municipal do Livro.

























FORMATURA DO PROERD


O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil(Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.

e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.










Abaixo a música do PROERD









Parabéns aos alunos Cristian e Érik pela participação no II FECEC, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.



No dia 30 de junho a Escola Riachuelo teve a sua tradicional festa junina.Muita diversão ,apresentações e quitutes juninos.A escola agradece a colaboração e a presença de todos.